segunda-feira, 28 de maio de 2007

Tempestade sobre Luanda

Luanda, Angola, por Andrea

Quando pedi fotos aos amigos para postar neste blog, estava particularmente desejosa de receber fotos de Angola em particular e África em geral.
Nasci em Luanda depois da independência de Angola e deixei o país ainda bebé. Não conhecer o meu lugar de nascimento não me cortou a ligação ao local, pelo contrário, criou uma empatia especial e um desejo de conhecer ainda maior.
A minha “saudade” não é por uma pátria, uma vez que na minha cabeça e coração está bem claro que sou portuguesa. O sangue fala sempre mais alto e esse é português. Não havendo vivência e lembrança do local, não poderia ser de outra maneira.
Mas o local intriga-me sobretudo porque o que se vê e ouve na TV não é o que se ouve de quem lá viveu. Experimentem falar com quem viveu em Angola e terão a sensação que vos falam do paraíso. Essa foi sempre a minha experiência ao crescer.
Sei agora que a experiência actual não corresponde à experiência antes de 1976. Mas espanto dos espantos, apesar das dificuldades, as pessoas continuam a apaixonar-se perdidamente por África. Mesmo em casos sem ligação prévia, África arranjou maneira de se entranhar e chegar ao coração das pessoas. Estou à espera de chegar a minha vez de passar por essa experiência.
Uma das memórias de infância é precisamente ouvir o meu pai falar sobre as tempestades em Angola, violentas e breves. Por isso, mostrar-vos estas duas fotografias tinha todo o sentido.

segunda-feira, 21 de maio de 2007

Destino com sol

Fortaleza, Brasil, 2007, por The Crow


O que me levou a escolher esta foto entre as várias enviadas pelo The Crow, é o facto de estar um tempo ranhoso em Lisboa, com direito a chuvinha e tudo.
Sim, eu sei que parece quase uma promoção turística, mas apeteceu-me ter uma coisa em que descansar a vista que mostrasse um céu azul e um tempo fantástico.
E o que se pode dizer de Fortaleza? É situada no país irmão, é um destino privilegiado de férias, há-de ter (ou ter tido) uma fortaleza que lhe deu o nome e teve um caso de polícia envolvendo a morte de vários portugueses num passado não muito distante.
O que nos leva à questão premente: Há destinos seguros neste mundo? Parece que a resposta será, há alguns destinos menos inseguros que outros, mas desgraças acontecem em todo o lado.

PS: Resposta a uma dúvida do The Crow. Sim, há espaço para fotografias de Oeiras neste blog, basta que alguém mas envie. Portugal também faz parte do nosso berlinde azul e há-de aparecer aqui.

segunda-feira, 14 de maio de 2007

O início de um novo blog

Dubrovnik, 2007 por Miss Precious

Quem havia de pensar que, fechando o covil, me lembraria de abrir hostilidades numa nova direcção. Mas a vida é assim e os geminianos estão mais que autorizados a mudar de ideias.
Acabamos por ficar com dois blogs em vez de um. O Covil reabre para a semana com todo o vapor e abre-se uma nova dimensão fotográfica do mesmo.
Este blog chama-se Aqui e Ali em homenagem ao Bill Bryson, escritor de literatura de viagens, que tem um livro chamado "Nem Aqui, Nem Ali". A ideia é postar fotos de viagens, minhas, dos meus amigos e dos leitores do blog que queiram mandar-me fotos para o E-mail. O crédito é dado ao autor das fotos. As contribuições agradecem-se.
Aqui só haverá novidades uma vez por semana porque a falta de tempo mantém-se. Mas espera-se que mesmo em pequenas doses, este novo projecto agrade, quer à minha pessoa, quer aos visitantes.