segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Imagens do Japão

Quioto, 2007, por Faganhoto


Tóquio, 2007, por Faganhoto

"Percorra-se o Japão e encontar-se-ão as cidades mais distintas, com identidades marcadas e as mais surpreendentes declinações de cada uma: da Osaka pragmática, feita para negociar, à excentricidade das suas etnias urbanas; da tradicional Kyoto dos templos e do cheiro dos pinheiros nos parque cobertos de verde aos colossais cristais que são os arranha-céus dos centros de negócios de Tokyo; das camadas de viadutos e ruas forradas de letreiros aos kimonos de seda nos comboios suburbanos.

Quem visite Tokyo pela primeira vez e percorra os seus bairros, julga-la-á cidade de mil facetas. É, para mim, aglomerado de mundos colados uns aos outros pela energia que nos compele pelas ruas, ora no pulsar das avenidas, ora na calmia dos arrabaldes, na paz dos templos ou no frenesim das megastores, amalgamando pessoas, veículos, sons, letreiros e caracteres, cores. Dir-se-ia que Tokyo existe paralelamente, em varias vidas.

Do Japão, recordaria essa diversidade e o contraste entre a modernidade tecnófila e a depuração clássica, as duas tão singulares e sofisticadas como só lá se encontram. Arrisco dizer que existem vários países dentro de cada japonês.

Talvez seja mais eficiente ilustrar estas sensações com imagens emprestadas de escritos mais competentes que o meu. Da cidade feita universo, sugiro "Thatness and Thereness", por Ryuichi Sakamoto para a canção com o mesmo nome; sobre a infinita sensibilidade shintoista e Zen, alguns poemas Haiku do Mestre Matsuo Basho, viajante elementar. De resto, ficam as imagens.

Não esquecerei o gosto solitário do orvalho. Ou o j-pop ecoando pelas passadeiras em avenidas onde passamos centenas de pessoas.
Há Japão dentro de mim..."

por Faganhoto

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

França ou Egipto?

Paris, 2007, por Miss Precious


Pois é, a França tem também uma imensa colecção de tarecos egípcios, arrisco-me a dizer que talvez só fique em segundo em relação à Inglaterra, que apesar de tudo, ocupou mais tempo o país.
Estas são peças do Louvre a que achei piada, mas havia outros exemplos, como o obelisco da Place de la Defense, do qual ainda se vê o biquinho no post anterior.
Posto isto, a pergunta que se impõe é a seguinte: valerá ainda a pena ir ao Egipto?

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Do alto de "La grande Roue"

Paris, 2007, por Miss Precious


No pedestal da estátua do General de Gaulle, à porta do Grand Palais:

"Paris
Paris outragé
Paris brisé
Paris martyrisé
Mais Paris libéré"

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Perspectiva "podal" da mesquita azul

Istambul, 2007, por Miss Precious

Será necessário dizer que a pata cor-de-rosa é desta vossa escriba? Também achei que não...