segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Portugal Profundo

Piódão, 2007, por Oliude

Segundo a Wikipedia portuguesa:
Piódão é a freguesia portuguesa mais longínqua do concelho de Arganil, com 36,36 km² de área e 224 habitantes (2001). Densidade: 6,2 hab/km². A freguesia inclui as seguintes aldeias e quintas: Piódão, Malhada Chã, Chãs d'Égua, Tojo, Fórnea, Foz d`Égua, Barreiros, Covita, Torno, Casal Cimeiro e Casal Fundeiro.
A aldeia, de Piódão, situa-se numa encosta da Serra do Açor. As habitações possuem as tradicionais paredes de xisto, tecto coberto com lajes e portas e janelas de madeira pintada de azul. O aspecto que a luz artificial lhe confere, durante a noite, conjugado pela disposição das casas fez com que recebesse a denominação de “Aldeia Presépio”. Os habitantes dedicam-se, sobretudo, à agricultura (milho, batata, feijão, vinha), à criação de gado (ovelhas e cabras) e em alguns casos à apicultura.
A flora é em grande parte constituída por castanheiros, oliveiras, pinheiros, urzes e giestas. A fauna compõe-se, sobretudo, de coelhos, lebres, javalis, raposas, doninhas, fuinhas, águias, açores, corvos, gaios, perdizes e pequenos roedores.
Actualmente, a desertificação das zonas do interior, afecta praticamente todas as povoações desta freguesia. As populações mais jovens emigraram para o estrangeiro ou para as zonas litorais à procura de melhores condições de vida, regressam ás suas origens, sobretudo, durante as épocas festivas para reviver o passado e se reencontrarem com os seus congéneres.

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Isto é que é uma miragem

Cabo Verde, 2005, por 4 girls and a man

1. An optical phenomenon that creates the illusion of water, often with inverted reflections of distant objects, and results from distortion of light by alternate layers of hot and cool air. Also called fata morgana.
2. Something illusory or insubstantial.
Etymology: French, from mirer, to look at, latin, mirare, to wonder at

Miragem (em
www.priberam.com)

1. Fenómeno de refracção e reflexão, frequente nos desertos, que faz aparecer como próxima e invertida a imagem de objectos distantes;
2. Em sentido figurado, ilusão; engano dos sentidos; decepção.

Esta miragem é uma miragem no primeiro sentido, a anterior é uma miragem no segundo sentido, uma vez que enganou a escriba.

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Miragem

Ilha do Sal, 2005, por 4 girls and a man

The world, indeed, is like a dream and the treasures of the world are an alluring mirage! Like the apparent distances in a picture, things have no reality in themselves, but they are like heat haze."

Buda, aka Príncipe Siddharta

terça-feira, 7 de agosto de 2007

David, mais rápido que a própria sombra

Florença, 2007, por Miss Precious


Esta estátua do David é uma cópia, uma vez que o original foi retirado para um museu em 1870, de modo a protegê-lo da poluição. E também para se poder sangrar os turistas que pagam 10 euros, praticamente só para ver o rapaz.
Fotos não são permitidas, não porque os flashes estraguem a pedra, mas para poderem depenar ainda mais os turistas com a venda de souvenires.
Como sou uma rapariga cumpridora da Lei, ficam com a cópia, que se pode fotografar à vontade.