Uma viagem a Bruxelas não ficaria completa sem uma visita ao ex-líbris que identifica a cidade, a fonte do Manneken Pis (em tuga, Manecas).
Pois, aqui tirei uma foto com babuínos para verem o quanto o Manecas é canino. Mas como todos nós sabemos, o tamanho não é importante.
Ora aqui está ele em super zoom, em todo o seu esplendor. Apanhei-o nu porque era quase noite. Explicação? O menino tem mais de 400 roupinhas, incluindo um fato de Elvis com peruca e tudo e um fatinho de campino, oferecido cá pelo burgo e costuma estar vestido de dia. Mais um motivo para voltar ao burgo, para vê-lo aperaltado e ver o guarda-roupa no museu da cidade.
Porquê um menino a fazer xixi? Duas explicações divergentes, uma do American Express, o filho de um duque a urinar contra uma árvore durante uma batalha a simbolizar a bravura belga. Para mim, isso até significa mais a aflição que a bravura ;)
Segunda explicação, este bairro abrigava a indústria das peles em tempos idos, que exigia o uso de urina para amolecer o material. Assim, enchiam-se baldes de urina para esse efeito e eles hão-de ter achado que era bom imortalizar o costume com esta fonte.
Escolham a versão que vos parecer melhor.