segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Portugal Profundo

Piódão, 2007, por Oliude

Segundo a Wikipedia portuguesa:
Piódão é a freguesia portuguesa mais longínqua do concelho de Arganil, com 36,36 km² de área e 224 habitantes (2001). Densidade: 6,2 hab/km². A freguesia inclui as seguintes aldeias e quintas: Piódão, Malhada Chã, Chãs d'Égua, Tojo, Fórnea, Foz d`Égua, Barreiros, Covita, Torno, Casal Cimeiro e Casal Fundeiro.
A aldeia, de Piódão, situa-se numa encosta da Serra do Açor. As habitações possuem as tradicionais paredes de xisto, tecto coberto com lajes e portas e janelas de madeira pintada de azul. O aspecto que a luz artificial lhe confere, durante a noite, conjugado pela disposição das casas fez com que recebesse a denominação de “Aldeia Presépio”. Os habitantes dedicam-se, sobretudo, à agricultura (milho, batata, feijão, vinha), à criação de gado (ovelhas e cabras) e em alguns casos à apicultura.
A flora é em grande parte constituída por castanheiros, oliveiras, pinheiros, urzes e giestas. A fauna compõe-se, sobretudo, de coelhos, lebres, javalis, raposas, doninhas, fuinhas, águias, açores, corvos, gaios, perdizes e pequenos roedores.
Actualmente, a desertificação das zonas do interior, afecta praticamente todas as povoações desta freguesia. As populações mais jovens emigraram para o estrangeiro ou para as zonas litorais à procura de melhores condições de vida, regressam ás suas origens, sobretudo, durante as épocas festivas para reviver o passado e se reencontrarem com os seus congéneres.

3 comentários:

Eumesma disse...

Já lá estive por 2 ou 3 vezes, e é um local mágico, não me canso de o visitar...
A visão que se tem de uma curva da estarda, antes de lá se chegar é inscritivel.
A igreja por exemplo, é linda, diferente, imaculadamente branca e muito original, apesar de pequena...
É um local a decobrir, apesar de já estar mto devassado pelo turismo o que é um pena...

Hannah disse...

Visitei no ano passado adorei, adorei deambular pelas ruas, as casas... muito bonito.

Precious disse...

Não conheço a terra, mas já ouvi falar muitas vezes e sempre bem.
Pelas fotos, parece ser de facto um lugar mágico.